Benjamin Legrand deu seus primeiros passos no cinema como assistente de direção de Édouard Molinaro, Christopher Miles, Jacques Demy e Jacques Rivette, além de também ter trabalhando em vários filmes publicitários. Atualmente trabalha como escritor (Um escalier de sable é o seu décimo primeiro romance), tradutor de histórias em quadrinhos e de mais de trinta romances em língua inglesa (como as versões francesas de A fogueira das vaidades, de Tom Wolfe, e de A religião, de Tim Willocks) também como diretor de televisão e criador de séries e desenho animado, sobretudo em parceria com Phlippe Druillet.
Ele também é roteirista de vários filmes entre os quais estão Cinq jours en juin , de Michel Legrand, Lovely Rita, de Stéphane Clavier, adaptados de um romance seu publicado pela coleção Série Noire, e de Au secours j’ai tente ans, de Marie-Anne Chazel, além de muitos episódios de séries de TV, como Nestor Burma.
Ele também assinou o rotero de várias histórias em quadrinhos, várias delas em parcera com Tardi (tuer de Cafards) , Jean – Marc Rochette (L’Or et L’Esprit, O Perfuraneve) e Philippe Druillet (Delirius 2, no lugarde Jacques Lob).