Nascido em Leningrado, Arkádi Strugátski junto com seu irmão Boris, foram os mais famosos escritores de ficção científica da União Soviética. Antes de começar a escrever, Arkádi trabalhava como tradutor e intérprete de inglês e japonês.
Entre 1958 e 1991, escreveram, em parceria, mais de 20 romances e novelas, além de diversos contos e peças de teatro. Um de seus romances mais famosos, Piquenique na Estrada, foi adaptado para o cinema por Andrei Tarkóvski, no filme Stalker (1979). A obra foi tão elogiada que ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Cannes no ano seguinte.
Alguns anos mais tarde, em 2001, o livro dos Strugátski ganhou sua versão em game. O jogo S.T.A.L.K.E.R, assim como no livro, fala sobre as zonas de visitação e faz um paralelo com o desastre de Chermobyl. O game já tem 4 versões e vendeu mais de 5 milhões de cópias.
Ainda nos dias de hoje, Piquenique na Estrada é aclamado na Rússia e nos países do leste europeu, em parte graças às suas críticas aos governos totalitários.