Blog

Por que ler os clássicos da ficção científica
Imagine um objeto “equivalente ao universo, à semelhança dos talismãs antigos”. Será algo poderoso, desenvolvido por uma civilização alienígena? Será algo inescapável, capaz de provocar uma fenda espaço-temporal? Segundo Italo Calvino, trata-se de algo acessível e presente em muitas estantes: é assim que o autor descreve um livro clássico.

Do quase-super-homem ao homem-quase-macaco
Distopia, aqui nos tem de regresso. À luz (ou às sombras) da caixa obscurantista de horrores aberta por ocasião das eleições presidenciais de 2018 no Brasil, as perguntas que ecoam na cabeça do espectador ao final de O Planeta dos Macacos (1968) ganham incômoda atualidade. O que saiu de errado com a humanidade? Em que momento da história a irresponsabilidade, a inconsequência e o embrutecimento atingiram um ponto sem retorno? Como as lideranças políticas e econômicas nos conduziram de volta a um estágio pré-histórico?

Solaris, o planeta-memória
Lançado pouco tempo depois de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) de Stanley Kubrick, o filme Solaris (1971) de Andrei Tarkovsky foi inevitavelmente comparado com ele, e chegou a ser chamado de algo como “a resposta soviética”. Ou seja, foi inadequadamente arrastado para um confronto às cegas, típico da Guerra Fria. Sabe-se hoje que Kubrick já incluiu o filme russo numa de suas listas de filmes que admirava. Tarkovsky não tinha visto 2001 quando fez Solaris, e quando viu o filme americano, depois, achou-o “frio e estéril”.

O livro de areia
Há 60 anos, um Cessna 150 sobrevoava a cidade de Florence, no estado americano do Oregon. A bordo, um jornalista barbudo e quase quarentão observava as dunas a fim de escrever sobre um projeto para manter a areia longe da área urbana. A iniciativa de plantar uma vegetação intrusa saiu pela culatra, pois estava sufocando o bioma e acabando com habitats naturais. A reportagem de Frank Herbert nunca foi publicada, mas suas anotações provenientes desse voo mudaram os rumos da ficção científica para sempre.

As 10 maiores batalhas sci-fi do cinema
Com o lançamento de Guerra Sem Fim, foi impossível não querer explorar ainda mais a relação entre a guerra (no sentido amplo da palavra) e a ficção científica. Afinal, nada melhor que a gênese do sci-fi militar para querer entendermos mais sobre essa equação que há décadas exalta os fãs do gênero. E para continuar nesse clima caótico – do jeito que Joe Haldeman imaginou para a jornada de William Mandella –, conheça algumas das maiores batalhas da ficção científica no cinema.

Por que diabos mudamos as capas?
“Porra, Aleph, todo ano vocês vão lançar uma capa diferente dos mesmos livros?!”